Se você acha que trabalhar em biblioteca é apenas passar sua jornada de trabalhando lendo um monte de livro, revista, jornal ou qualquer outra publicação de graça (ou ganhando para isso) enganou-se.
1- Para ser bibliotecária é necessário formação acadêmica
Para ser bibliotecária é necessário a fomação acadêmica no curso de Biblioteconomia. O curso tem duração de 3 a 4 anos, o salário varia entre R$ 1392.07 (trainee em empresa de pequeno porte) a R$ 5743.64 (cargo master em empresa de grande porte). Áreas de trabalho: Instituições de ensino superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros culturais, museus, arquivos pessoais, órgãos de imprensa, entre outro; escolas e bibliotecas; empresas privadas, para organização de centros de documentação; escritórios de advocacia.
2- Assim como médicos, advogados e odontologistas, as bibliotecárias tem um número identificador
É chamado de CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia), o número é o registro da bibliotecária, cada uma tem o seu (como os médicos, os advogados e dentistas possuem o seus próprios registros, mas recebem nome específicos).
3- Cada livro tem um número de chamada específico
Algumas bibliotecas não divulgam, mas para localizar um livro você precisa do número de chamada (número localizado na lombada) dele que você pode encontrar no catálogo online da biblioteca (hoje em dia).
Isso é o número de chamada
Essa classificação é feita de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD), os três primeiros números do número de chamada refere-se ao assunto do livro:
000 – Obras Gerais
100 – Filosofia
200 – Religiões
300 – Ciências Sociais
400 – Filologia e Lingüística
500 – Ciências Exatas
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Biografia, História, Geografia
A letra maiúscula corresponde ao sobrenome do autor e a letra minúscula do final do número de chamada a primeira letra do título da obra.
Os acervos SÃO SEMPRE organizados em ordem crescente numérica e alfabética (do 0 ao 9 e do A ao Z).
Caso o livro tenha edição e volume a ordem é volume e depois edição, se existe a 2ª edição de um mesmo livro, por exemplo, significa que esta edição é mais recente que a 1ª (geralmente não fica na etiqueta "1ª ed.") e os exemplares são iguais, não tem atualização ou diferença.
Resumindo tudo:
As estantes também seguem a ordem numérica e alfabética
4- Normalmente bibliotecárias não fazem atendimento
Se você fazer perguntas específicas ao balconista que lhe atendeu é capaz que ele não saiba lhe responder, isso porque, normalmente, BIBLIOTECÁRIAS NÃO FAZEM ATENDIMENTO! Para isso, as bibliotecas contratam estagiários e auxiliares.
5- O serviço das bibliotecárias
De acordo com o Guia do Estudante, o serviço de uma bibliotecária é: "domina técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de documentação. Este profissional trabalha como um administrador de dados, que processa e divulga a informação. Ele cataloga e armazena as informações e orienta na busca e seleção. Analisa e organiza livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários."
Mas na prática é assinar um monte de papelada para a compra de materiais para o acervo e fazer a triagem dos materiais que entram (ou não) no acervo e todo o seu procedimento (número de chamada, código de barras, etc).
6- Biblioteca não é SÓ LIVROS
Existem bibliotecas que possuem outros materiais além de livros, teses, dissertações, revistas, jornais... Algumas delas possuem, em seu acervo, materiais como tecidos, video-games, filmes, vinis, CD's... mas cabe a cada uma dessas bibliotecas definir como são feitos esses empréstimos, os prazos, devoluções, etc.
A biblioteca da Escola de Comunicação e Artes (ECA) conta com filmes e vídeos; a do Centro Cultural possui discos de vinis, HQs, mangás; a biblioteca da unidade Bresser da Anhembi Morumbi possue amostras de tecidos e a da Paulista possue materiais para jogos (porque essa unidade é voltada para design de games).
7-Alarme dos livros
Não adianta arrancar a capa do livro ou a etiqueta, o que faz o alarme da biblioteca apitar não é nenhum dos dois (MUITA gente faz isso com os livros).
A última etapa da triagem para a colocação de um livro no acervo é a colagem da "parada" que faz o alarme da biblioteca disparar se você não o entrega ao balconista para desativá-lo. Essa "parada" se chama Tattle-Tape ou fita magnética, basicamente, é um ímã adesivo que o funcinário cola, aletoriamente, em uma das páginas do livro. Provavelmente se você for procurá-lo dificilmente o encontrará, pois ele gruda na folha como se fizesse parte da colagem ou costura do livro. A não ser que você tenha trabalhado no setor por muitos anos e tenha pego um livro montado porcamente (eu mesma já encontrei essa fita várias vezes).
Como aplicar o Tattle-Tape ou fita magnética em um livro
Essa fita é uma coisa tosca, mas ao ser aplicado no livro pode cortar o seu dedo (e faz um corte meio fundo por ser um ímã meio grosso):
Na foto parece um inocente papelico até cortar o seu dedo e levá-lo a morte
8- "Fiz uma doação de um livro há 10 dias atrás, sabe se ele já está no acervo?"
Como escrevi no item 4, no balcão você não será atendido por uma bibliotecária (é ela que decide se sua doação será ou não colocada no acervo). O processo de triagem de um livro é demorado: depois de aceito (a bibliotecária avalia a necessidade de ter esse material, se for biblioteca universitária é capaz que ela dialogue com um coordenador de curso para verificar essa necessidade), o material passa pelo sistema que define o nº de chamada, o código de barras..., depois ele é carimbado, preenchido, cola-se a etiqueta (em algumas bibliotecas, para economizar $$$$ (?), cola-se uma fita transparente em baixo da etiqueta e depois por cima dela).
9- "AIII! Mas eu preciso do livro tal... COMO NÃO TEM NA BIBLIOTECA?!"*
Para um livro entrar no acervo, o coordenador do SEU CURSO solicitá-lo para a pessoa responsável pela biblioteca (que NORMALMENTE não é bibliotecária). E é com o SEU COORDENADOR de curso que VOCÊ deve reclamar.
*muita gente faz essa espécie de indagação irônica como se a culpa fosse do funcionário que lhe atende no balcão de atendimento. Por favor, não sejam grossos com as pessoas que lhe atendem.
10- Você NÃO passará a sua jornada de trabalho lendo!
Dependendo da biblioteca, mesmo que não haja serviço (e eventualmente isso acontece), você NÃO poderá passar seu tempo lendo (eu já fui pega estudando e, ironicamente, eu levei esporro da bibliotecária), mas você pode jogar candy crush ou sair pra fumar o dia inteiro, pode fazer macumba contra os coleguinhas de trabalho, pode falar mal deles, pode assediar as colegas de trabalho, pode ofendê-las, pode agrdí-las, pode assediar as usuárias, pode se suicidar...
Espero agora que vocês não se percam mais em nenhuma biblioteca...
chupinhado: Guia do estudante; Blog da Biblioteca da ECA; Prezi; Como consultar o acervo e Site da biblioteca da ECA; demais informações foram extraídas durante os 4 anos que trabalhei em bibliotecas.
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